2024 | O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A AGENDA FUTURA
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas / Carolina Bagattolli / Elizandra Flávia Araujo / Larissa Naves de Deus Dornelas - Coordenador / Wellington da Silva Pereira.
2023 | ELAS NA PÓS: Curso preparatório de mulheres potenciais à pós-graduação
Descrição: O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, por meio do Curso Preparatório para mulheres potenciais candidatas à pós-graduação, vem atuando em demandas voltadas à defesa dos direitos coletivos e difusos das mulheres e à ampliação de conhecimentos sobre o ingresso e permanência de mulheres nas áreas da Ciência. O encontro almeja contribuir com essa discussão, para o avanço de políticas públicas intersetoriais e transversais que incluam medidas de ação afirmativa para propiciar a participação e a permanência de mulheres em toda a sua diversidade na academia.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas / Danielle Virgolino do Couto / Tieme Carvalho Nishiyama / Fabiane Cristina Silva Mesquita / Pedro Neves / Anderson Clayton Pereira Dias Ferreira / Eliane Silverio Betiato / Cibele Vieira Passos dos Santos / Walter Tadahiro Shima - Coordenador / Huáscar Fialho Pessali.
2023 | REDE DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
Descrição: O projeto consistiu na implementação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar no Litoral do Estado do Paraná. Sua realização teve como foco a criação de uma rede eficaz para combater a violência contra a mulher de maneira regionalizada e sistêmica. Durante o projeto, foram abordadas a importância do alinhamento de políticas públicas em âmbito estadual e o diálogo com diversos atores sociais, consolidando esforços no enfrentamento deste problema..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas / Adriana Lucinda de Oliveira - Coordenador / Clovis Wanzinack / Carolina Valiati de Rosa / Vanessa de Oliveira Lucchesi / Tieme Carvalho Nishiyama / Thais Daiane Schmidt / Amanda da Silva Brito / Danielle Virgolino do Couto.
2019 | POR GEOGRAFIA(AS) DE ESPAÇOS
Descrição: A Geografia por ser uma ciência social possui diversas categorias e sub-campos de abordagens, sendo uma delas, o espaço geográfico na abordagem fenomenológica. Neste projeto de extenção foram dialogadas diferentes concepções de espaços geográficos, em relações estruturalistas ou de vivências espacias, que são categorizados como formais ou informais à sociedade. Portanto, a reflexão sobre esta categoria de análise possibilitou uma nova concepção sobre o espaço geográfico, incluindo nele vivências, experiências e realidades que nem sempre são abordadas na Geografia.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas - Coordenador / Keryn Souza de Lima.
2018 | O PRISMA FEMINISTA NO ESPAÇO ACADÊMICO
Descrição: Neste projeto, objetivou-se tornar inteligível como os discursos androcêntricos de exclusão, presentes nas abordagens geográficas, inviabilizam os corpos que não possuem as características identitárias do homem, branco, ocidental, burguês e cristão. A temática se justificou devido aos diálogos (re)produzidos no espaço acadêmico de não inclusão das abordagens plurais, em que são ocultadas vivências, experiências e realidades presentes no espaço geográfico. A reflexão sobre o prisma feminista presente nas universidades, possibilita a discussão sobre o assunto, a partir das experiências e discursos que são reproduzidos no espaço acadêmico.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas - Coordenador.
2022 | ENTRANDO EM AÇÃO
Descrição: O projeto desenvolvido com os/as estudantes inscritos na Eletiva Entrando em Ação, da Escola Estadual Padre Colbacchini (Ensino Integral), teve como objetivo atingir o exercício de sociabilidade, exercitar a comunicação verbal e corporal, além de contribuir para a capacidade individual em saber se expressar, solucionar e lidar com conflitos interpessoais. E, relacionando também com a vivência e compreensão do espaço geográfico, em variadas escalas e influências culturais, como uma imersão ao diferente, do qual a maioria desconhece antes da prática do projeto.
Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
Integrantes: Gabriele Ewilin de Oliveira Ribas - Coordenador.